A Equipa de Gestão: COB, CEO e CFO

Uma pessoa de braços estendidos e mãos em concha voltadas para cima, com diversas figuras digitais, humanas, sobre as mãos.

Partilhe este artigo

As empresas são lideradas por Equipas de Gestão e a sua influência do sucesso da empresa é determinante!

Conhecemos vários líderes icónicos, como Jeff Bezos, Elon Musk ou o falecido Steve Jobs, entre muitíssimos outros. Mas como é afinal constituída a liderança de topo de uma empresa cotada?

Há pelo menos três cargos que são fundamentais conhecer:

1º – Chairman of the Board (COB)

Fazendo uma analogia com a política, o Chairman of the Board, que em português normalmente equivale ao Presidente do Conselho de Administração, é uma espécie de Presidente da República da empresa. É ele que a representa perante outras instituições, nomeadamente o Governo. Também é o Chairman (ou chairperson) que marca, organiza e preside às reuniões do Conselho de Administração.

2º – Chief Executive Officer (CEO)

O CEO é o cargo mais importante numa empresa e, de novo recorrendo à útil analogia com a política, corresponde ao Primeiro-Ministro, aquele que é o responsável máximo pelas grandes opções estratégicas e a gestão da empresa.

3º – Chief Financial Officer (CFO)

Surge finalmente o nosso Ministro das Finanças, que em linguagem empresarial se chama o CFO. É ao CFO que cabe elaborar o orçamento, controla o seu cumprimento, definir as alocações de capital, etc.

Quando analisamos uma empresa é importante saber quem são estas três pessoas. Queremos saber, no mínimo, o seu nome, idade e currículo. Claro que, se tivermos oportunidade, também será valioso conhecer a sua biografia, a sua história e filosofia de vida, pois isso poderá dar-nos mais ou menos confiança numa potencial história de investimento.

Se um CEO tiver um passado de sucessos na vida empresarial é natural que os investidores tenham mais confiança no seu desempenho e valorizem essas ações com um prémio face à média de mercado.

Ler outros Artigos

Investidor analisa um relatório
Escola da Bolsa

Como (e porquê) obter o Número de Ações Emitidas

Começamos por explicar porque é importante saber o número de ações emitidas: As bolsas de valores servem, em primeira instância, para financiar as empresas cotadas; Uma das formas de financiamento

Uma pessoa de braços estendidos e mãos em concha voltadas para cima, com diversas figuras digitais, humanas, sobre as mãos.
Escola da Bolsa

A Equipa de Gestão: COB, CEO e CFO

As empresas são lideradas por Equipas de Gestão e a sua influência do sucesso da empresa é determinante! Conhecemos vários líderes icónicos, como Jeff Bezos, Elon Musk ou o falecido

Calcular a CAGR - Taxa Média Anual de Retorno
Escola da Bolsa

Como calcular a Taxa Média Anual de Retorno

A Taxa Média Anual de Retorno (em inglês CAGR, sigla que significa Coumpounded Annual Growth Rate) é extremamente útil para qualquer investidor. É utilizada, por exemplo, para aferir o desempenho