A função social do mercado de ações

funcao social do mercado de acoes

Partilhe este artigo

A função social do mercado de ações é financiar as empresas, que geram emprego e desenvolvem bens e serviços úteis à sociedade.

Não é enriquecer os investidores.

Para o caso de porventura se sentir injustiçado e descrente quando o mercado estiver com uma tendência descendente, lembre-se disto: mesmo quando desce o mercado continua a financiar as empresas, pelo que está a cumprir o seu objetivo.

Não é legítimo pretender que o mercado valorize de forma contínua.

Para entrar no mercado a maioria das empresas emite e vende novas ações, obtendo financiamento. Esta operação em Portugal designa-se de Operação Pública de Venda (OPV) e nos Estados Unidos de Initial Public Offering (IPO).

Depois de já estarem no mercado as empresas podem continuar a financiar-se através de uma série de formas, sendo as mais comuns o aumento de capital (em Portugal) e a secondary offering nos Estados Unidos.

Estes financiamentos originam várias nuances na Análise Fundamental de ações que é muito importante que conheça. Nos próximos dias vou falar-lhe sobre essas nuances, mas amanhã vou explicar porquê que, para além do fundo de emergência em liquidez, só invisto em ações, que são títulos que representam a propriedade de empresas.

Ler outros Artigos

Investidor analisa um relatório
Escola da Bolsa

Como (e porquê) obter o Número de Ações Emitidas

Começamos por explicar porque é importante saber o número de ações emitidas: As bolsas de valores servem, em primeira instância, para financiar as empresas cotadas; Uma das formas de financiamento

Uma pessoa de braços estendidos e mãos em concha voltadas para cima, com diversas figuras digitais, humanas, sobre as mãos.
Escola da Bolsa

A Equipa de Gestão: COB, CEO e CFO

As empresas são lideradas por Equipas de Gestão e a sua influência do sucesso da empresa é determinante! Conhecemos vários líderes icónicos, como Jeff Bezos, Elon Musk ou o falecido

Calcular a CAGR - Taxa Média Anual de Retorno
Escola da Bolsa

Como calcular a Taxa Média Anual de Retorno

A Taxa Média Anual de Retorno (em inglês CAGR, sigla que significa Coumpounded Annual Growth Rate) é extremamente útil para qualquer investidor. É utilizada, por exemplo, para aferir o desempenho